Fig. 1
Em informática, uma imagem é formada por um mapa de bits, ou bitmap. A figura 1, acima, foi ampliada para você compreender como uma imagem é constituída. Esta tem 20 ladrilhos de comprimento por 15 de altura. A esses ladrilhos dá-se o nome de bits, pixels, dots ou pontos. Daí vem o acrônimo "dpi" (dots per inch) ou "ppi" (pixels per inch) ou pontos por polegada. Quanto mais pontos, maior a nitidez da imagem.
Fig. 2
Observe agora a figura 2. Como você está vendo, esta imagem tem mais ladrilhos que a anterior: agora são 40 pixels de comprimento por 30 de altura, ou seja, a resolução dobrou. Aumentou o número de informações no arquivo. Se na figura anterior tínhamos 300 pixels, agora temos 1.200 pixels. O objeto fotografado já pode ser claramente identificado: um olho humano.
Fig. 3
A figura 3 tem o dobro da resolução da anterior: 80 por 60 pixels, ou 4.800 pixels, no total. É bem mais nítida que as anteriores, mas ainda você consegue “ver” os pixels. Repare como aparecem serrilhados os contornos onde há mais contraste.
Fig. 4
A figura 4 tem 160 x 120 pixels, ou 19.200 pixels, e já não se percebem os pontos. Das quatro imagens, é visivelmente a que tem maior resolução, embora ela seja meramente a região ampliada do olho direito da atriz Leighton Meester, cujo rosto aparece na foto principal desta página; é uma boa imagem para ser colorizada e revelada.
Lembre-se: digitalize em 300 dpi.
Tire um tempo para inspecionar suas fotografias antigas. Ao examiná-las com cuidado, você verá que tem fotos em preto e branco que merecem mais vida, para resgatar com realismo o ambiente do passado que nelas está registrado. Então, faça o seguinte:
Trabalho semelhante ao que realizamos com a foto de Haya Harareet pode ser feito com suas fotos em preto e branco que tiverem boa definição e permanecem conservadas.
Dê às suas melhores fotos em preto e branco as cores que lhe darão vida. Você vai se surpreender com o resultado. Sua família e seus amigos também!
Ver mais Fotocolorização: