Espectrograma
Home Fotocolorização Música Notícias Vila Online Quem somos

A Música

Elza Soares - 1930-2022
Elza Gomes da Conceição nasceu na favela carioca de Moça Bonita a 23/06/1930

Elza Soares morre aos 91 anos de idade

Quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 às 20h20

A cantora Elza Soares morreu nesta quinta-feira (20) aos 91 anos de idade. Ela faleceu de causas naturais em sua casa, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora.

Filha de operário e lavadeira, Elza Gomes da Conceição nasceu em 23 de junho de 1930, no Rio de Janeiro. Foi criada na favela de Moça Bonita, atualmente Vila Vintém, no bairro de Padre Miguel. Ainda pequena, mudou-se para um cortiço no bairro de Água Santa, onde foi criada. Aos 12 anos, foi obrigada pelo pai a se casar com Antônio Soares, de quem pegou o sobrenome. Aos 13, ela foi mãe pela primeira vez; aos 15, já tinha perdido dois filhos para a fome e, aos 21, já era viúva.

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo o mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, diz o comunicado.

Garrincha, craque do Botafogo e da Seleção Brasileira de Futebol, foi marido de Elza entre 1966 e 1982 e grande amor da vida da cantora. Curiosamente, Garrincha também morreu num dia 20 de janeiro, no ano de 1983.

Carreira

Uma das maiores cantoras da história da música popular brasileira, Elza iniciou sua trajetória nos anos 1950, em concursos de rádio. Nas décadas seguintes, construiu uma grande carreira no samba.

Ao longo de sua trajetória, Elza Soares lançou 34 discos e, nos anos mais recentes, aproximou-se de sons contemporâneos, como o hip-hop e a música eletrônica.

O álbum A Mulher do Fim do Mundo foi eleito pelo jornal The New York Times um dos dez melhores do ano de 2016. O último trabalho dela foi Planeta Fome, lançado em 2019.

SEU ANÚNCIO