Não importa o quanto você valoriza sua higiene na hora do banho, geralmente esquecer-se do umbigo é alguma coisa bem frequente. Como a região costuma juntar suor, sujeira e muitas bactérias, é necessário aprender a limpá-la.
Devido à sua concavidade, o acúmulo de suor, sujeira, resíduos de pele e bactérias podem causar mau cheiro no local. E não é só cheiro ruim.
Você sabia que, em média, há 67 bactérias diferentes em nosso umbigo? Foi o que constatou um estudo feito por pesquisadores do projeto Belly Button Biodiversity (Biodiversidade do Umbigo) da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Em 60 umbigos analisados, um deles apresentou 107 bactérias.
Foi descoberto que um dos voluntários hospedava uma bactéria que anteriormente só havia sido encontrada em solo no Japão. O que torna isso ainda mais incomum é que ele nunca esteve no país. Outro voluntário aparentemente não tomava banho havia vários anos e abrigava bactérias em seu umbigo que normalmente vivem em condições extremas, como nos Polos Sul e Norte.
Por causa da alta concentração de bactérias, um umbigo sujo pode desenvolver ainda uma infecção chamada de onfalite. As secreções podem endurecer e "empedrar", embora não seja algo comum. Por essas razões, limpar bem o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros.
1. Mergulhe um cotonete em álcool e esfregue suavemente no umbigo;
2. Substitua o cotonete por um novo e álcool fresco, se necessário, e esfregue novamente;
3. Quando o cotonete não estiver pegando mais sujeira e sair limpo, use outro cotonete embebido em água para tirar o álcool restante, para não ressecar a pele.
4. Ao sair do banho, use um cotonete seco ou um pequeno pano para secar o umbigo.
5. Repita o processo uma vez por semana.
SEU ANÚNCIO