A palestra Alimentação Saudável promovida pela Secretaria de Saúde de São Francisco do Sul, através da UBS - Unidade Básica de Saúde da Vila da Glória, realizada na tarde da última quarta-feira (10/07) no Clube da Melhor Idade contou com a participação de 26 pessoas — mulheres e homens entre 40 e 84 anos de idade.
A palestra foi ministrada pela nutricionista Jéssica Kreuz.
Terminada a palestra, houve bingo e foi oferecida uma alimentação saudável aos participantes: salada de frutas, omelete feito com ovos, legumes com cheiro verde, bem colorido, suco natural de limão, chá sem açúcar e um delicioso bolo de cenoura
Feliz de você, que pôde participar desse evento tão importante para a saúde sua, de seus familiares e amigos. Fique atento para não perder as palestras que acontecerão nos próximos meses.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) agradece aos que, mesmo sem poder dar sua presença, ajudaram na divulgação do evento compartilhando a informação em suas redes sociais.
Aos que não tiveram a oportunidade de participar ativamente da palestra Alimentação Saudável realizada na última quarta-feira, fica o convite para ler abaixo o resumo dos tópicos desenvolvidos pela nutricionista Jéssica Kreuz.
Uma alimentação saudável é fundamental para nossa saúde e por meio de mudanças simples no nosso dia a dia podemos melhorar e adequar nossa alimentação.
Uma alimentação saudável, diferentemente do que muitos pensam, não é uma alimentação cheia de restrições ou sem sabor. Uma alimentação saudável é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa.
Para ser uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.
Não é novidade que a alimentação inadequada está relacionada com uma série de doenças, não é mesmo? Entre os principais problemas de saúde relacionados com uma má alimentação estão a obesidade, o diabetes, hipertensão e até mesmo alguns tipos de cânceres.
Não podemos nos esquecer ainda que uma alimentação deficiente é causa de desnutrição. Todos esses problemas são graves e podem levar um indivíduo à morte. Portanto, uma alimentação saudável é sinônimo de saúde.
A má alimentação é cada vez mais comum nos nossos dias. A falta de tempo para apreciar a refeição, a necessidade de alimentos fabricados rapidamente e a grande variedade de produtos pouco saudáveis auxiliam no aumento do número de pessoas que não fazem uma alimentação correta.
A seguir, alguns erros muito comuns que cometemos quando o assunto é alimentação.
Diferentemente do que muitos pensam, a pirâmide alimentar não mostra uma dieta que deve ser seguida. A função primordial da pirâmide é orientar a população sobre as nossas necessidades alimentares, alertando-nos sobre a necessidade de pensar em variedade e equilíbrio no nosso dia a dia.
Existem diferentes pirâmides alimentares, e aqui consideraremos a pirâmide proposta por Philippi, em 2013, em seu trabalho “Redesenho da Pirâmide Alimentar Brasileira para uma alimentação saudável”. Nela, são encontrados oito grupos de alimentos que estão distribuídos em quatro níveis. Os oito grupos e suas recomendações em quilocalorias são:
Na base, temos o arroz, pão, massa, raízes e tubérculos. No segundo nível, temos os legumes, verduras e frutas. No terceiro, estão reunidos os grupos do leite e produtos lácteos, carnes, ovos e feijões e oleaginosas. Por fim, temos o topo da pirâmide com óleos, gorduras e açúcares e doces.
Na base da pirâmide, observamos os grupos responsáveis por nos fornecer energia, uma vez que temos o grupo dos carboidratos. No segundo nível, temos alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, sendo esses alimentos considerados reguladores. No terceiro nível, temos alimentos ricos em proteínas. Já no último nível, temos um grupo de alimentos que deve ser consumido de maneira moderada, uma vez que apresentam relação direta com o desenvolvimento de obesidade.
Além dessas orientações, na pirâmide alimentar observa-se a recomendação para a realização de atividades físicas e a necessidade de se realizar 6 refeições diariamente.
Os principais benefícios da alimentação saudável são:
A alimentação saudável fornece todos os nutrientes para o bom funcionamento do corpo, além de garantir energia e disposição suficiente para realizar as atividades do dia e para a prática de atividade física. Além disso, a alimentação saudável ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo.
A alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, é capaz de promover a melhora da função do sistema imunológico, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças e combater infecções de forma mais eficaz.
A alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras pode ajudar a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes, por exemplo.
A alimentação saudável desempenha papel essencial no desenvolvimento da criança e no processo de ganho de massa muscular e no emagrecimento, já que ajuda promovendo o crescimento e a renovação dos tecidos, principalmente dos ossos, pele e músculos.
As vitaminas e minerais que devem fazer parte de uma alimentação saudável ajudam a promover o bom funcionamento do sistema nervoso, melhorando a concentração, a memória e o rendimento.
A alimentação saudável é rica em nutrientes que participam da regulação da produção de hormônios essenciais para o bom funcionamento do corpo, prevenindo alterações na tireoide e relacionadas com a fertilidade.
A alimentação saudável e rica em antioxidantes ajuda a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para melhorar o aspecto da pele e atrasando o aparecimento dos sinais de envelhecimento.
Alguns alimentos que podem ser incluídos na alimentação saudável do dia a dia podem ajudar a aumentar a produção de melanina, o que influencia diretamente na qualidade do sono. Conheça os alimentos que ajudam a melhorar o sono.
Através da alimentação, nós podemos gerar doenças, prevenir ou até mesmo tratar. Assim sendo, devemos manter uma alimentação saudável em todas as fases de nossa vida, e entender, com a ajuda de profissional, o que o nosso corpo mais precisa e o que é conveniente evitar para nos proporcionar mais qualidade de vida.
Sobre a saúde da mulher, vamos abordar três pontos mais comuns que fazem parte da vida da mulher, e como a nutrição pode auxiliar na melhora desses sinais e sintomas. São eles:
Dando seu início geralmente 10 dias antes do próximo ciclo menstrual, gerando um mix de emoção, os seus sintomas e a intensidade deles variam de mulher para mulher, não é uma via de regra. Por mais que não haja tratamento específico para a TPM, podemos amenizar os seus sintomas físicos e emocionais através de uma boa alimentação e exercícios físicos. Vamos conhecer um pouco quais são os sintomas físicos e emocionais e como podemos evitá-los:
Sintomas físicos: Dores na mama, inchaço, dores de cabeça, surgimento de acnes, cólicas, entre outros.
Sintomas emocionais: Nervosismo, irritação, chorar com mais frequência, ansiedade, mudança rápida de humor, entre outros.
Alimentação saudável auxiliando na TPM:
Fazer algumas alterações na dieta durante esse período é fundamental, devido às mudanças hormonais que acontecem no período menstrual. Algumas vitaminas e minerais são essenciais para que consigamos estabilizar esses sintomas.
O que devemos evitar para o alívio dos sintomas:
Uma das condições clínicas mais comuns das disfunções endócrinas que afetam mulheres, a SOP é vista como uma doença metabólica, com todas as suas implicações, não tendo foco apenas no sistema reprodutor, como bem também no organismo como um todo.
Dietas ricas em carboidratos com baixo índice glicêmico e fibras são essenciais, como também alimentos com efeitos antioxidantes.
Vitaminas essenciais para o alívio dos sintomas:
O que devemos evitar para o alívio dos sintomas:
Uma fase biológica da vida da mulher, ocorre geralmente entre os 40 e 65 anos de idade, sendo ligada ao climatério, que convém ser o marco desta fase correspondendo ao último ciclo menstrual, tendo como diagnóstico estabelecido após 12 meses passados de amenorreia.
Sintomas: Ondas de calor, suores noturnos, osteoporose, distúrbios metabólicos, obesidade, disfunção sexual, alterações de humor, cansaço, dentre outros.
Estes sintomas acontecem, pois nesta fase ocorrem alterações do sistema reprodutor, diminuindo a produção de hormônios pelo ovários, havendo a queda de estrogênios.
É necessário que durante essa fase as mulheres estejam com a ingestão de vitaminas e minerais adequadas, a fim de fazer a manutenção da saúde, do peso adequado e protegendo-as de comorbidades.
Vitaminas essenciais para o alívio dos sintomas:
Beber bastante água ajuda a eliminar as toxinas e substituir os fluidos perdidos nas ondas de calor.
Apesar de mantermos uma boa alimentação nessas três situações abordadas — TPM, SOP e Menopausa —, às vezes é necessária a avaliação de um nutricionista para fazer o uso de suplementação para complementar a dieta e ter uma resposta mais esperada para a diminuição dos sintomas.